quarta-feira, 7 de setembro de 2011

FRONTEIRAS DO PENSAMENTO


VOCÊ JÁ FOI UMA BOLA CABELUDA


Foi neste clima de descontração que Fabrício Carpinejar conduziu no dia 06 de setembro no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mais um encontro do “Fronteiras da Educação – Diálogos com a Geração Z” onde foi abordado o tema “Ciência e Tecnologia: o corpo humano”.

O professor José Claudio Fonseca Moreira, biólogo, doutor em bioquímica falou dos avanços da tecnologia para melhorar a vida das pessoas, mas que não se pode esquecer dos limites que a ética impõe, salientando que se parte de uma ideia para chegarmos a um remédio.

A professora Ursula Matte, também bióloga e doutora em genética e biologia molecular, falou sobre a técnica de clonagem da ovelha Dolly, o tempo de vida das células e o processo de envelhecimento.

Compreender o mundo para diminuir os problemas e melhorar nossas condições de vida é o desejo da ciência. Para Miguel Nicolelis avançamos rumo a uma nova teoria da mente. Para o cientista “o ser humano não encerra na última camada de epiderme, mas na última camada de átomos da prótese a que está conectado” e ainda contribui para a esperança de solução de problemas decorrentes da perda da comunicação entre mente e corpo.

Participaram desta atividade as turmas: C24 acompanhada pelo professor Felipe (Matemática), C33 e alunos da oficina de robótica acompanhados pelo professor Jacson (Ciências).

Importante salientar que a coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Valéria Carvalho de Leonço parabenizou o comportamento dos alunos de nossa escola durante o evento. Ainda a participação no palco das gêmeas Paola (C31) e Pâmela (C33) como exemplo de gêmeos univitelinos e a entrevista concedida a Folha de São Paulo pelos alunos Gabriela, Tairone e Gabriel todos da turma C34.


Parabéns a todos os envolvidos por mais uma atividade coordenada pela professora Márcia Motta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário